O chimichurri, que até então era um molho tradicional na Argentina e Uruguai, caiu no gosto dos brasileiros e está cada vez mais presente nos churrascos. Há várias suposições para o nome, mas a mais plausível conta que um irlandês chamado Jimmy McCurry criou a receita e, como seu nome era de difícil pronúncia para os argentinos, eles passaram a chama-lo de Chimichurri.
O molho lembra um vinagrete, mas além de ser usado quando a carne está pronta, pode servir também para marina-la antes do preparo.
Há chimichurri de diversas marcas, e pode ser facilmente encontrado nos supermercados, açougues e boutiques de carne.
E também pode ser preparado em casa, confira uma receita:
Ingredientes
- ½ xícara (chá) de salsinha fresca
- ½ xícara (chá) de orégano seco
- 2 pimentas dedo-de-moça
- 3 dentes de alho
- 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
- ½ xícara (chá) de azeite
- ½ xícara (chá) de água
- ½ colher (sopa) de sal grosso
Modo de preparo
1. Prepare a salmoura: numa panela pequena, coloque a água e o sal grosso. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar até ferver. Transfira para uma tigela e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
2. Lave, seque e pique fino as folhas de salsinha. Lave, descarte as sementes e pique as pimentas dedo-de-moça em cubinhos. Descasque e pique fino os dentes de alho.
3. Na tigela com a salmoura, acrescente a salsinha, as pimentas e os dentes de alho picados. Junte o orégano, o vinagre e o azeite. Misture bem e deixe descansar por, pelo menos, 1 hora antes de usar – quanto mais tempo descansando mais gostoso o molho fica.
OBS: Você pode armazenar o chimichurri num pote com fechamento hermético por até 10 dias na geladeira.